O FUTURO PERTENCE ÀS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
Autor(a):
Laísa Weber Prust
Publicação:
Como será o mundo no futuro?
Recentemente, li o excelente livro Cultura Organizacional e Liderança, de Edgar Schein. O autor é Phd em Psicologia Social na Universidade de Harvard e foi professor do MIT, na Sloan School of Management, durante cerca de 40 anos, época em que desenvolveu seus mais significativos estudos. O livro trata de cultura organizacional e liderança, dois conceitos intimamente relacionados, pois as lideranças influenciam sobremaneira a formação e a manutenção da cultura de uma empresa.
Num dos capítulos finais, o autor afirma que não se sabe como será o mundo no futuro, exceto que será mais complexo, diferente, mais rápido e culturalmente mais diverso, portanto, as organizações e seus líderes terão de se tornar aprendizes perpétuos.
As organizações que priorizam o desenvolvimento de seus colaboradores por meio do aprendizado, são mais flexíveis, adaptáveis e competitivas, na medida em que aprendem mais rápido que os seus concorrentes. Schein considera que há culturas organizacionais que podem estimular o aprendizado e as que podem inibi-lo. No último caso, a presença de fatores como: visão empresarial voltada apenas para a lucratividade; foco maior na resolução de problemas; incentivo a tomada de decisões e a atividades individuais e não por formação de equipes e comitês; fluxo de informação restrito; ambiente incentivador da competição individual e forte submissão à hierarquia são algumas características de uma organização que favorecem a troca de experiências, informações e conhecimentos de um modo muito seletivo e restrito.
Em contrapartida, as organizações pautadas em uma cultura de aprendizagem são reconhecidas como aquelas em que experimentos são incentivados e as experiências são compartilhadas, sejam elas bem ou malsucedidas, gerando um ambiente propício para a inovação.
Outras características de uma organização voltada para a aprendizagem são: crença na capacidade das pessoas e no seu desenvolvimento; crença de que o ambiente organizacional pode ser mudado; tempo dedicado ao aprendizado respeitado; ênfase no trabalho em equipe e compartilhamento de ideias, com foco na busca constante por melhorias. Obviamente as organizações que aprendem são formadas por pessoas que buscam desenvolver sua capacidade de aprender contínua e rapidamente assim como que se concentram em proporcionar experiências de aprendizagem a toda a equipe.