Ao entender que as consequências moldam ativamente o comportamento dos colaboradores, as organizações podem implementar estratégias proativas para reforçar comportamentos seguros e desencorajar comportamentos de risco. Essa abordagem não apenas ajuda a prevenir incidentes, mas também promove uma cultura onde a segurança é valorizada e priorizada por todos. 

Como as consequências podem ser usadas de forma eficaz para influenciar o comportamento dos colaboradores, identificar e corrigir falhas sistêmicas e fortalecer a cultura de segurança de uma organização? 

1. GESTÃO DE CONSEQUÊNCIAS: refere-se ao processo sistemático de reconhecer 

comportamentos seguros e corrigir comportamentos inseguros para promover uma cultura de segurança no local de trabalho. Envolve a aplicação de reconhecimentos e sanções para incentivar o comportamento seguro e desencorajar o comportamento de risco. 

2. POLÍTICA DE CONSEQUÊNCIAS: é o conjunto de diretrizes, procedimentos e critérios 

estabelecidos pela organização para governar a gestão de consequências. Define como os 

comportamentos serão reconhecidos, quais ações serão sancionadas e como serão aplicadas as consequências em casos de violações às políticas de segurança. 

3. RECONHECIMENTO: refere-se à prática de recompensar e valorizar os comportamentos 

seguros dos colaboradores. O reconhecimento pode assumir diversas formas, como elogios públicos, prêmios, incentivos financeiros ou oportunidades de desenvolvimento profissional. 

4. SANÇÃO: consiste na aplicação de consequências negativas em resposta a comportamentos inseguros. Isso pode incluir medidas disciplinares, treinamento adicional, restrições de acesso a determinadas áreas ou perda de privilégios no local de trabalho. 

Esses conceitos são fundamentais para uma abordagem eficaz de gestão de consequências, pois ajudam a estabelecer expectativas claras, promover comportamentos desejados e manter um ambiente de trabalho seguro e produtivo. 

Compreendendo o nosso Comportamento 

Compreender os fatores que influenciam os comportamentos seguros e de risco e reconhecer a complexidade do comportamento humano, nos permite explorar mais a fundo as causas e consequências desses comportamentos. Desta forma, compreender sobre ativadores comportamentais e modelo teórico SORC é fundamental. 

“Através da observação atenta, podemos revelar insights ocultos e descobrir novas perspectivas.” – Amy Herman 

Os ativadores comportamentais nos revelam os estímulos que nos levam a agir de determinada maneira. É como se estivéssemos desvendando os segredos internos do comportamento humano, examinando cuidadosamente cada componente para entender como tudo se conecta. Influenciam diretamente as ações e decisões de todos os colaboradores de uma organização, possuindo 5 níveis: 

Além disso, ao integrarmos o modelo teórico behaviorista SORC (Estímulo-Organismo-Resposta-Consequência) à análise de ocorrências, adicionamos uma camada de compreensão mais profunda ao investigar não apenas os eventos em si, mas também as percepções, interpretações e reações dos indivíduos envolvidos. 

Erro e Violação: Como identificar cada um? 

A metodologia Hearts and Minds do Energy Institute propõe um excelente fluxo que demonstra como compreender o erro ou a violação. 

Os erros estão relacionados a falhas de desempenho que ocorrem sem intencionalidade. São lapsos/falhas ou erros ou infração não intencionais, ou seja, sem intenção de quebrar regras ou procedimentos. 

Por outro lado, as violações representam a quebra deliberada ou intencional de 

normas, procedimentos ou práticas estabelecidas. Podem ser classificadas como situacional, de aprimoramento organizacional ou pessoal, ou imprudente. 

Para evitar situações como as apresentadas acima, não basta apenas aplicar recompensas e sanções, mas sim de moldar atitudes, comportamentos e valores dentro de uma organização.  

No entanto, é importante lembrar que a segurança baseada em cultura vai além das políticas e procedimentos. Ela é enraizada na mentalidade e nos comportamentos de cada indivíduo na organização. Portanto, a gestão de consequências deve ser acompanhada por esforços contínuos para promover a conscientização, o engajamento e a responsabilidade de todos os colaboradores em relação à segurança. 

Vamos conversar
Precisa de ajuda?
Olá! Que bom que você resolveu conversar com a gente.
Você será direcionado ao nosso Whatsapp e atendido por um especialista.
(atendimento de segunda a sexta, das 08h às 18h)