Em um mundo dinâmico, onde a segurança é mais do que um protocolo a ser seguido, emerge a necessidade de cultivar uma abordagem que transcenda as barreiras do ensino tradicional e da comunicação superficial e não inclusiva. Por esse motivo um dos pilares essenciais da Segurança Baseada em Cultura é o DDS Andragógico e a Comunicação Efetiva.
Vivemos em uma era de mudanças aceleradas, avanços tecnológicos e uma constante necessidade de adaptação. No contexto da segurança do trabalho, compreender como os adultos aprendem e enfrentam desafios torna-se mais crucial do que nunca.
Pensando nisso, são os conceitos essenciais do Diálogo Diário de Segurança Andragógico e da Comunicação Efetiva:
-Pedagogia;
-Andragogia;
-Comunicação Efetiva.
A pedagogia – A arte e a Ciência de semear
A pedagogia visa semear uma cultura focando especialmente na formação e desenvolvimento integral da criança, porém não nos impede de utilizá-la pensando em adultos. A pedagogia, assim, visa proporcionar uma educação significativa promovendo seu crescimento intelectual, emocional e social. Com essa técnica é semeado o conhecimento de forma que o indivíduo seja motivado por um benefício externo, enquanto na andragogia os indivíduos já possuem um motivador interno para dar valor a determinado assunto, como por exemplo a vontade de agregar conhecimento para si mesmo.
Os princípios da Andragogia – A arte e a ciência do aprendizado contínuo
Ao considerarmos a educação de adultos no contexto corporativo, é essencial reconhecer que métodos e abordagens tradicionais de ensino nem sempre são eficazes para promover o aprendizado significativo e duradouro. É aqui que entra a andragogia, uma abordagem educacional centrada no adulto, que reconhece suas necessidades, experiências e responsabilidades como componentes essenciais do processo de aprendizagem.
Ao compreender e aplicar esses princípios, as organizações criam ambientes e o clima favorável de aprendizagem que capacitam os adultos a desenvolverem suas habilidades, expandirem seus conhecimentos e alcançarem seu pleno potencial profissional.
Vamos partir do princípio de que:
“O excesso de informação causa amnésia.”-Umberto Eco
Sob mesmo ponto de vista, apresentamos um gráfico baseado na Pirâmide de Edgar Dale, referente a retenção de conhecimento:
Conectar os princípios da andragogia e a pirâmide de aprendizado de Dale ressalta a importância de adotar abordagens educacionais que sejam participativas, interativas e práticas. Ao integrar esses princípios em nossas estratégias de ensino e comunicação, podemos criar experiências de aprendizado mais eficazes e impactantes para os adultos em ambientes corporativos. É hora de redefinir a forma como ensinamos e comunicamos, colocando o aprendiz adulto no centro do processo educacional e garantindo que cada interação promova uma verdadeira compreensão e retenção do conhecimento.
Trouxemos aqui 7 pontos essenciais para estruturar um treinamento de Percepção de Risco:
1. Atitude de Discussão em Grupo: Divida os participantes em pequenos grupos para discutir e compartilhar suas experiências relacionadas ao tema do treinamento. Incentive a interação entre os participantes, criando um ambiente propício para troca de ideias e aprendizado mútuo.
2. Atividade Prática: Desenvolva uma atividade prática que permita aos participantes aplicar os conceitos discutidos durante o treinamento. Isso pode incluir estudos de caso, simulações ou exercícios de resolução de problemas, proporcionando uma experiência concreta e significativa.
3.Reflexão Pessoal: Peça aos participantes que reflitam sobre a importância do tema para sua rotina de trabalho ou vida pessoal. Isso pode ser feito por meio de perguntas direcionadas ou exercícios de escrita individual, incentivando a conexão entre o conteúdo do treinamento e sua aplicação prática.
4. Atividade de resolução de problemas em grupo: Apresente aos participantes um problema ou desafio relacionado ao tema do treinamento e peça que trabalhem em equipe para encontrar soluções. Isso promoverá a colaboração e o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para lidar com situações do dia a dia.
5.Identificação de vulnerabilidades: Realize uma atividade em que os participantes identifiquem as vulnerabilidades ou desafios específicos que enfrentam em relação ao tema do treinamento. Em seguida, discuta estratégias e práticas para lidar com essas vulnerabilidades de forma eficaz, promovendo o autodesenvolvimento e a resiliência.
6.Valorização da experiência dos participantes: Promova atividades que valorizem e reconheçam a experiência prévia dos participantes no tema abordado. Isso pode incluir oportunidades para compartilhar histórias, exemplos ou casos reais relacionados ao assunto, destacando a relevância e a importância da experiência deles no processo de aprendizado.
7.Metodologia de ensino para retenção do aprendizado: Explore diferentes metodologias de ensino que tenham como objetivo aumentar a retenção do aprendizado pelos participantes. Isso pode envolver o uso de técnicas ativas de aprendizagem, como estudos de caso, jogos de simulação, debates, exercícios práticos e atividades de revisão e reforço.
Por fim temos a Comunicação Efetiva – A arte e a ciência da conexão de ideias
A comunicação é a essência de toda interação humana. Nas organizações, uma comunicação efetiva desempenha um papel crucial na transmissão de informações, na construção de relacionamentos e no alcance dos objetivos estratégicos. No contexto da segurança do trabalho e do desenvolvimento profissional, a habilidade de comunicar de forma clara, persuasiva e empática é fundamental para garantir a compreensão, o engajamento e o comprometimento dos colaboradores.
A comunicação efetiva é a base de qualquer relacionamento saudável e produtivo. – Stephen Covey
Saber se comunicar de forma efetiva é muito mais do que simplesmente transmitir informações com clareza. É uma arte que envolve habilidades específicas e uma compreensão profunda das nuances da interação humana.
Diante dos aprendizados passados acima, podemos concluir três importantes lições:
-Estimular a conexão com a equipe a partir da troca de experiências e comunicação efetiva;
-Conectar o conteúdo com a realidade de cada pessoa;
-Estimular o aprendizado contínuo para aprimorar a rotina de trabalho de cada um.
Posto isto, convidamos você a colocar em prática os conceitos e as estratégias compartilhadas aqui, promovendo reuniões de DDS andragógicas, significativas, engajadoras e eficazes em sua área de trabalho. Lembre-se sempre de adaptar as práticas às necessidades e realidades específicas de sua equipe, buscando constantemente melhorias e inovações.
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