Quando uma fonte transmite uma mensagem para um receptor, há uma série de variáveis em jogo que podem influenciar a interpretação dessa mensagem. A fonte, que possui uma perspectiva específica baseada em sua própria identidade cultural e experiências, analisa um determinado cenário e comunica suas percepções para o receptor. No entanto, o receptor também possui uma identidade cultural única e uma bagagem de experiências diferentes da fonte. Como resultado, o cenário transmitido pela fonte pode ser interpretado de maneira diferente pelo receptor, gerando uma distorção na compreensão da mensagem original. 

Podemos compreender o arco de distorção com o exemplo do jogo do “telefone sem fio”, onde uma mensagem é passada por várias pessoas e pode se distorcer ao longo do caminho. O arco de distorção na comunicação organizacional destaca como as mensagens podem ser compreendidas/interpretadas de maneira diferente do que foi originalmente pretendido. No jogo, pequenas alterações na mensagem inicial podem resultar em uma versão final completamente diferente. 

Da mesma forma, na comunicação dentro de uma organização, as mensagens passadas de uma fonte para um receptor podem ser distorcidas devido a uma série de fatores, como: 

  • Diferenças culturais; 
  • Experiências passadas; 
  • Barreiras linguísticas; 
  • Percepção seletiva; 
  • Falta de feedback; 
  • Expectativas e preconceitos.  

Essas distorções podem levar a mal-entendidos, conflitos e, em última análise, à ineficácia da comunicação e dos resultados. Portanto, é crucial reconhecer a existência do arco de distorção e adotar medidas para mitigar seus efeitos negativos. Isso pode incluir práticas como: 

  • Usar uma linguagem clara e simples, para uma interpretação mais precisa;  
  • Incentivar a comunicação bidirecional, a qual permite o espaço para perguntas e respostas, desenvolvendo uma interação; 
  • Fornecer feedback regular; 
  • Promover a empatia e a compreensão mútua entre os membros da equipe. 

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